COMPLICAÇÕES DA LESÃO MEDULAR

As principais complicações da lesão medular se devem principalmente a falta de seguimento com os cuidados orientados durante consultas e terapias, sendo as com maior risco para o paciente a ÚLCERA POR PRESSÃO, a DISREFLEXIA AUTONÔMICA e as INFECÇÕES URINARIAS REPETIDAS,

É importante lembrar que as complicações são muitas vezes interligadas, como por exemplo as infecções urinárias com o aumento do automatismo e espasticidade ou aparecimento de disreflexia autonômica e ,claro, quando o paciente apresenta mais espasticidade, maior a chance dele ter alguma deformidade posteriormente.

Por isso os cuidados com prevenção de complicações é de extrema importância e deve ser sempre a prioridade da equipe e do paciente.

Úlceras por pressão –a alteração da sensibilidade e a permanência durante muito tempo numa mesma posição podem ocasionar feridas na pele (úlceras) que, se não tratadas, tendem a evoluir podendo atingir músculos e ossos. É um grave risco ao bem-estar e à saúde do paciente e leva ao atraso na reabilitação do paciente.

​Cuidados com a pele usando cremes hidratantes, evitando roupas e calçados apertados, mantendo as unhas aparadas e a pele seca, fazendo descompressão na cadeira de rodas e no leito, fazendo uma alimentação e hidratação adequada e observando sempre a pele em busca de manchas vermelhas ou pequenas lesões, para que sejam logo tratadas, são de extrema importância. Veja técnicas de alivio de pressão nas próximas páginas.

LESÃO MEDULAR