Toxina butolinica - fisiatria

Espasticidade e Toxina Botulínica

A espasticidade é uma consequência da lesão do neurônio motor superior, caracterizada pela resistência muscular à mobilização. Ocorre em associação à espasmos musculares e clônus, ou seja, quando não tratada, a espasticidade pode causar sérios transtornos ao doente, limitando sua capacidade funcional, gerando dor e deformidades.

As patologias nas quais a espasticidade está mais presente são os Acidentes Vasculares Encefálicos, Traumatismos Crânio-Encefálicos, Lesões Medulares, Paralisia Cerebral, Neoplasias do Sistema Nervoso Central, entre outras.

A Toxina botulínica tipo A (TBA) é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum , que atua na junção neuromuscular, diminuindo a contração muscular, ou seja: relaxando a musculatura.

Os efeitos iniciais da TBA podem ser observados entre 3 e 10 dias após a aplicação, tem efeito local, não sistêmico como algumas medicações. A manutenção de sua ação varia, dependendo do local de aplicação, intensidade da espasticidade e quantidade de toxina aplicada, com uma média de 3 a 6 meses.

As Vantagens da aplicação, são: